quarta-feira, 5 de novembro de 2008

90210 Chega ao Canal Sony


Umas das séries mais aguardadas desta temporada é o remake da finada série Barrados no Baile. Intitulada apenas de 90210, esta nova série chegou ao Canal Sony nesta quarta-feira. Produzido as pressas pelo canal americano CW, logo após o término da greve dos roteiristas que aconteceu no ano passado, esta nova versão traz elenco completamente novo e desconhecido e participações especiais de figuras que estrelaram o programa original, retornando a seus papeis nesta nova versão. Dentre elas, Jennie “Kelly” Garth e Shannen “Brenda” Doherty. Esta nova empreitada foi o primeiro programa a ganhar a produção da temporada completa, logo após a exibição de seu primeiro episódio guardado a sete chaves onde nem mesmo a imprensa especializada pôde conferi-lo antes da estréia.

Não há como avaliar o novo programa nem compará-lo ao original, principalmente pra mim. Eu cresci assistindo Barrados no Baile e confesso ter virado a cara, inicialmente, para esta nova versão.

A estória se inicia com a chegada da família Wilson à Beverly Hills, vinda do Kansas, assim como no original. O casal e seus filhos adolescentes, um biológico e o outro adotado, teriam que se habituar ao estilo de vidas desta nova cidade, bem distante ao de suas raízes. O que deveríamos ver aqui seria o choque entre as diferenças culturais de cada estado, muito acentuadas na versão original e evidentes até hoje. Nem a adaptação dos adolescentes na nova escola onde o próprio pai é também o diretor não acontece. O ponto positivo para esta nova versão é o filho, Dixon, ser adotado e negro em uma família branca, o que pode render um desenvolvimento de personagem mais denso (ainda não aconteceu até o momento), além de ser um dos únicos protagonistas negros que vemos na TV atualmente. Já a filha biológica, Annie, passa a representar a virgem do seriado.

O restante do elenco não deixa nada a desejar, em comparação ao original ou a qualquer drama adolescente que vemos por aí. As estórias que começam as ser abordadas superficialmente vão se desenvolvendo no decorrer da temporada. O problema maior está exatamente nesta condução. Uma das vantagens do original Barrados no Baile era o canal que o produzia: A Fox americana. Com isso, este foi um programa de grande destaque e copiado até hoje, ao contar a passagem de uma turma de adolescentes para a fase adulta e os dramas que sofreram no trajeto. Já 90210, além de vir com o peso de cópia, ainda tem a obrigação se afastar do clichê já existente neste tipo de programa e o canal americano que produz esta nova versão tem a cultura de não aprofundar tanto as estórias e os dramas mais pesados nunca são tão explícitos, o que dificultará para 90210 ter destaque perante tantos outros. No Brasil, as duas versões do programa pertencem ao Canal Sony, que passa a exibir a nova versão nas quartas-feiras, às 21h. Já a versão original, você confere de segunda a sexta-feira em dois horários: 11h e 16h.

Nenhum comentário: